Como deixar a roupa branca como nova; Dicas de especialista

Como deixar a roupa branca como nova

Quer aprender como deixar a roupa branca de forma simples é fácil ? Sabemos que é difícil manter as roupas brancas limpas e perfeitamente brancas por longos períodos de tempo. Existem algumas dicas e truques que podem ajudar a manter a cor da roupa branca sem amarelar ou acumular sujeira. Roupas brancas são clássicas, estilosas e nunca saem de moda, mas podem ser difíceis de manter.

Magna Guedes é uma engenheira têxtil que já foi dona de uma lavanderia. Ela usou sua compreensão do tecido para ajudar melhor seus clientes. Magna desaconselha o uso de alvejantes contendo cloro para lavar roupas brancas. Ela diz que eles têm a capacidade de remover manchas, mas podem amarelar e desfiar os tecidos devido à sua composição química. Em vez disso, ela recomenda o uso de produtos oxigenados para limpar as roupas.

O fabricante inclui instruções sobre como lavar, passar e manter a peça de roupa em boas condições na etiqueta da roupa. Sempre verifique estas instruções antes de lavar uma peça de roupa.

Como deixar a roupa branca

Ao tentar branquear roupas, uma possibilidade é usar utensílios domésticos comuns, como bicarbonato de sódio. Ele pode agir como um detergente, removendo manchas difíceis e até mesmo agindo como um diluidor de manchas quando a gordura se acumula nas roupas. Com o tempo, os resíduos de gordura no tecido farão com que as roupas pareçam sujas.

O amaciamento das fibras do tecido facilita a remoção da sujeira. Portanto, é recomendável usar água quente ou morna ao lavar os tecidos. Isso porque permite que sabão e bicarbonato de sódio limpem efetivamente o material.

O vinagre é um item comum que desempenha muitas funções. É usado para remover odores, branquear roupas e amaciá-las.

A luz do sol é um ótimo alvejante natural que pode remover o amarelecimento ou as manchas das roupas. Pode-se usar sabão de coco ou neutro para ensaboar a roupa, depois colocá-la ao sol para higienizá-la. A luz do sol pode danificar o tecido ao longo do tempo quando exposto dessa maneira; portanto, não é recomendado para uso frequente.

Magna sugere que o índigo não é apropriado para limpar roupas porque tem uma tonalidade azulada. Isso ocorre porque usar índigo para limpar roupas brancas dá a impressão de que elas são mais limpas do que realmente são.

O engenheiro têxtil fornece instruções passo a passo para lavar roupas brancas que as mantêm bonitas e novas.

1. Separe as roupas

O primeiro passo para lavar suas roupas é separar os brancos dos coloridos. Itens coloridos podem sangrar a tinta e manchar itens brancos, então eles precisam ser lavados separadamente.

2. Retire as manchas

Antes de deixar suas roupas de molho, é uma boa ideia verificar se há manchas e, se houver, removê-las antes de deixá-las de molho. O correto é remover a mancha depois de feita, as manchas secas ficam cada vez mais difíceis de remover.

Existem vários produtos de pré-lavagem que podem remover manchas, mas em alguns casos, mesmo produtos especializados não são suficientes para uma limpeza perfeita.

Como a maioria das pessoas que usam branco todos os dias são profissionais da saúde, manchas de sangue são comuns, e neste caso, 10 volumes de peróxido de hidrogênio são ótimos para remover essas manchas, basta aplicar um pouco na mancha e deixar agir por alguns minutos.

Outro bom produto para remoção de manchas geralmente é o álcool, solventes e desinfetantes, que podem remover qualquer tipo de sujeira.

3. Deixe de molho

Nenhuma peça de roupa é fácil de esfregar e, com o uso e a frequência das lavagens, as fibras do tecido começam a desfiar. Então, molhe suas roupas brancas antes de esfregá-las. Existem alguns truques sobre como deixá-lo de molho para que não fique amarelo ou sujo.

Linho de Algodão: Coloque a peça em um balde e cubra com água quente. Adicione uma xícara de álcool, duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e uma xícara de sabão de coco em pó ou ralado. Deixe de molho por 2 horas e lave normalmente.

Seda: Mergulhe no leite, depois lave com coco ou sabão neutro e enxágue bem. Evite colocar tecidos delicados como seda na máquina de lavar.

4. Lavar a roupa normalmente

Há uma dica muito eficaz para lavar roupas brancas na máquina de lavar: para cada 5 litros de água na máquina de lavar, coloque uma xícara de álcool, duas colheres de bicarbonato de sódio e a quantidade habitual de sabão. Essa receita garante que suas criações durem mais com a “cara nova”.

Nunca lave roupas brancas com muito amaciante, e sempre enxágue bem, se houver resíduo de produto, as roupas podem manchar ou amarelar.

Finalmente, para garantir a limpeza das roupas brancas, seque cada peça do avesso. Isso evitará que a sujeira do varal ou o ar manche o tecido.

Se gostou dessas dicas veja também:

Deixe um comentário