Arroz Doce, Origens e Curiosidades

arroz doce
receita de arroz doce

Quando falamos em um prato onde encontramos canela e leite condensado, com certeza estamos diante de um dos mais famosos pratos do nosso país, o arroz doce.

O famoso e delicioso arroz doce, prato que surgiu em nossas mesas desde a colonização do Brasil.

Nesse artigo vamos mostrar a sua origem e algumas curiosidades desse prato, assim como a receita e como preparar essa saborosa sobremesa.

Origens e curiosidades

O arroz doce foi inventado pelos asiáticos a muito tempo. Na Índia por exemplo ele é muito utilizado em festas de casamentos hindus.

Ao longo do tempo esse prato foi ganhando algumas mudanças, como por exemplo na Tailândia, os tailandeses acrescentaram coco e manga diminuindo assim a quantidade de açúcar contida na receita do arroz doce.

Na Europa esse prato chegou no século XIII, conquistando logo de cara os portugueses que quando aqui chegaram nos apresentaram essa deliciosa sobremesa.

Em nosso país, demos ao arroz doce uma nova cara, colocando em sua receita a canela em pó e a magia do leite condensado.

Como era de se esperar o arroz doce virou sensação em nosso país, principalmente nas nossas tradicionais festas juninas onde esse prato não pode faltar.

Ingredientes para preparar o arroz doce:

  • 1 xícara de chá de arroz lavado e bem escorrido
  • 4 xícaras de chá com água
  • 1 pedaço de pau de canela
  • ½ xícara de chá de adoçante granular
  • 3 colheres de sopa de leite em pó
  • 1 xícara de chá de água
  • 3 cravos-da-índia
  • E canela em pó para polvilhar

Como preparar o arroz doce

  1. Primeiramente, prepare uma panela, misture o arroz com as 4 xícaras de chá de água, juntamente com a canela em pau.
  2. Em seguida, coloque no fogo baixo, com a panela um pouco tampada e deixe cozinhar mantendo um pouco de líquido dentro dela.
  3. Depois coloque o adoçante e leite que estará dissolvido em uma xícara de chá de água e deixe cozinhar por mais um minuto desligue o fogo.
  4. Para finalizar, o arroz doce pode ser servido frio ou morno em taças polvilhando-as com a canela em pó.

Você também vai gostar de experimentar essas receitas:

O que achou da receita de arroz doce cremoso? Nos conte sua experiência, nos dê sua sugestão, aproveite esse momento compartilhe com os amigos, familiares que assim como você, irão curtir fazer essa receita! E todas as outras disponíveis no nosso blog.

Participe você também do nosso grupo só de receitas no WhatsApp, clique aqui para participar.

Deixe um comentário