Os 10 principais benefícios para a saúde do mel manuka

Os 10 principais benefícios para a saúde do mel manuka

O que é mel manuka?

O mel de Manuka é nativo da Nova Zelândia e é um mel escuro produzido por abelhas que polinizam as flores do arbusto manuka. O mel de Manuka contém compostos ativos, conferindo-lhe propriedades antimicrobianas naturais – e é isso que o diferencia do mel comum.

Descubra nossa gama completa de guias de benefícios para a saúde e confira algumas de nossas melhores receitas de mel. O mel de Manuka é tolerante ao calor, por isso pode ser usado em receitas como nosso sueco assado com mel com pimenta e cominho, ou usado em um molho como em nossa salada de salmão em flocos com molho de mel.

O que é a marca UMF?

UMF significa Unique Manuka Factor e é uma marca registrada de qualidade concedida a apicultores, produtores e exportadores licenciados registrados de mel manuka genuíno.

Além de procurar UMF no rótulo de qualquer produto de mel manuka, você também verá um número como 10+ ou 25+, representando o nível de compostos de assinatura exclusivos, metilglioxal (MG) e dihidroxiacetona (DHA) presentes naquele mel específico – é o que confere ao mel a sua pureza e qualidade. Quanto maior o número, maior o teor de MG e DHA e, portanto, mais puro e potente é considerado o mel.

Perfil nutricional do mel manuka

Uma colher de chá de mel manuka fornece:
· 33 kcal / 137 KJ
· 8,4g de carboidratos
· 8,2g de açúcar

O mel, incluindo o mel de manuka, é considerado um açúcar ‘livre’, o tipo que devemos minimizar em nossas dietas.

Os 10 principais benefícios para a saúde do mel manuka

1. Apoia a cicatrização de feridas

O mel de Manuka é provavelmente mais conhecido por suas propriedades de cicatrização de feridas. Quando aplicado diretamente na ferida, auxilia no processo de cicatrização e reduz a dor – tanto que a Food and Drug Administration dos EUA o aprovou como uma opção para o tratamento de feridas em 2015.

Esses efeitos se devem às propriedades antimicrobianas, antioxidantes e antiinflamatórias do mel de manuka e é por isso que numerosos estudos demonstram seus benefícios para a regeneração de tecidos, queimaduras de espessura parcial superficial, úlceras diabéticas, feridas palpebrais e pós-cirúrgicas.

2. Alivia dores de garganta

Mel e limão são um remédio antigo para tosses e resfriados e estudos comprovam seus efeitos. Por exemplo, um estudo em 2010 descobriu que o mel era mais eficaz para aliviar a tosse em crianças do que os supressores de tosse vendidos sem receita. Isso foi seguido por diretrizes revisadas em 2018 do National Institute for Health and Care Excellence (NICE) e da Public Health England (PHE) para usar o mel como tratamento de primeira linha para reduzir os sintomas de uma tosse de curto prazo.

Após o recente surto de SARS Cov-2 (Covid-19), um estudo está analisando a eficácia do mel natural no tratamento de pacientes infectados com Covid-19.

3. Pode apoiar a saúde intestinal

O mel de Manuka atua como um prebiótico, porque é uma fonte de carboidratos não digeríveis conhecidos como oligossacarídeos. Não podemos digerir esses carboidratos, mas as bactérias em nosso intestino podem. O uso de oligossacarídeos como fonte de alimento ajuda a aumentar os níveis de bactérias “boas”, incluindo bifidobactérias e lactobacilos.

4. Pode aliviar uma úlcera gástrica

Estudos em tubos de ensaio e em animais demonstraram o potencial do mel de manuka para ajudar a proteger contra os efeitos nocivos das úlceras gástricas. Ele faz isso de várias maneiras, em primeiro lugar, fornecendo um efeito anti-inflamatório, em segundo lugar, ajudando a controlar infecções como Helicobacter pylori e, finalmente, protegendo a mucosa intestinal contra danos.

5. Pode ser útil para gastroenterite

Existem algumas evidências de que o mel e especialmente o mel de manuka podem ajudar a tratar infecções intestinais causadas por cepas bacterianas como Clostridium difficile. Um benefício é que parece encurtar a duração dos sintomas, como a diarreia.

6. Pode oferecer propriedades antivirais

Um estudo de 2014 sobre o mel de manuka descobriu que, em um ambiente de laboratório, ele inibiu com eficiência os vírus da gripe, e outro estudo em tubo de ensaio descobriu que ele tinha atividade significativa contra o herpes zoster.

No entanto, mais pesquisas, incluindo testes em humanos, são necessárias antes que possamos tirar conclusões firmes.

7. Pode ser útil para infecções resistentes a antibióticos

A resistência antimicrobiana é um assunto cada vez mais preocupante e por isso terapias alternativas estão constantemente sendo buscadas. Em 2020, um estudo que investigou a aplicação de mel de grau médico como uma abordagem para o tratamento de infecções multirresistentes mostrou uma promessa significativa.

8. Pode ajudar a prevenir o acúmulo de placa dental

Embora o mel possa parecer um alimento estranho para estimular a saúde bucal, são as propriedades antibacterianas do mel de manuka, o que significa que não está associado a cáries dentárias.

Estudos sugerem que essas propriedades antibacterianas podem ser úteis para minimizar o acúmulo de placa dentária e, como resultado, reduzir a probabilidade de gengivite ou outras doenças periodontais. Em particular, o mel de manuka inibe o crescimento de bactérias orais menos favoráveis, como Porphyomonas gingivalis.

9. Pode ajudar a controlar a fibrose cística

As potentes propriedades antibacterianas do mel de manuka também parecem aumentar os efeitos dos antibióticos em pacientes com fibrose cística com infecção respiratória superior. Ele faz isso inibindo o crescimento de bactérias como pseudomonas aeruginosa e burkholderia e, ao fazê-lo, pode ser uma estratégia de tratamento útil para o futuro.

10. Pode ser eficaz contra condições inflamatórias da pele

Reconhecido por suas propriedades antibacterianas e cicatrizantes, o mel de manuka agora está sendo testado por seu efeito em outras doenças da pele, incluindo rosácea e acne.

Estudos em tubo de ensaio sugerem que o mel é capaz de modular o sistema imunológico da pele, no entanto, mais pesquisas são necessárias para entender seu valor e potencial como tratamento para uma ampla gama de doenças de pele.

O que é uma porção saudável de mel manuka?

Um máximo de duas colheres de chá por dia (15g) é uma boa porção de mel de manuka, pois embora tenha muitos benefícios impressionantes para a saúde, ainda é rico em açúcar.

Se você estiver usando o mel de manuka como parte de uma dieta balanceada, experimente regá-lo sobre mingau, aveia durante a noite ou iogurte natural.

Como comprar o melhor mel manuka

Em primeiro lugar, verifique se é da Nova Zelândia e se possui o selo e a marca UMF.

A etiqueta também deve conter a classificação UMF, como 10+ ou 25+. Quanto maior o número, melhor em termos de benefícios nutricionais – mas mais caro será o produto.

O mel manuka é seguro para todos?

O mel é seguro para a maioria dos adultos, no entanto, deve ser evitado se você for alérgico a mel ou abelhas.

Aqueles com diabetes também precisam ter cuidado com os níveis de açúcar no sangue ao consumir mel de manuka, pois é rico em açúcar.

O NHS também aconselha a não dar mel a crianças com menos de um ano de idade, pois ocasionalmente contém uma bactéria que pode causar doenças graves em bebês.

Existem muitas alegações de saúde feitas sobre o mel de manuka. Alguns deles são baseados em estudos limitados e de pequena escala que, embora promissores, não podem ser usados ​​para tirar conclusões sobre seu uso clínico.

Sempre verifique com seu médico de família ou outro profissional de saúde se tiver dúvidas sobre a adequação para você.

Quer mais como este? Agora tente…

O mel é vegano?
O mel é bom para você?
receitas de mel
Principais benefícios para a saúde do missô
Principais benefícios para a saúde das ameixas
Principais benefícios para a saúde da cúrcuma


Nicola Shubrook é terapeuta nutricional e trabalha tanto com clientes particulares quanto com o setor corporativo. Ela é membro credenciado da British Association for Nutrition and Lifestyle Medicine (BANT) e do Complementary & Natural Healthcare Council (CNHC). Saiba mais em urbanwellness.co.uk.

Todo o conteúdo de saúde em bbcgoodfood.com é fornecido apenas para informação geral e não deve ser tratado como um substituto para o conselho médico de seu próprio médico ou de qualquer outro profissional de saúde. Se você tiver alguma dúvida sobre sua saúde geral, entre em contato com seu médico local. Consulte os termos e condições do nosso site para obter mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *